Personagens

Spartacus
 
Em memória de Andy Whitfield.

Um soldado trácio que se voluntariou para lutar em uma tropa auxiliar romana contra um inimigo comum de Trácia e de Roma. Como castigo por ter desafiado o comandante romano Legatus Claudius Glaber, ele foi condenado a morrer na arena de gladiadores. Contra todas as probabilidades, ele mata quatro gladiadores e sobrevive. Sua sentença é substituída para escravidão e ele é comprado por Batiatus para ser treinado como gladiador em seu ludus. Suas tendências rebeldes são domadas pela promessa de um dia voltar a encontrar sua esposa Sura.

Andy Whitfield encabeça o elenco de “Spartacus: Blood and Sand”, uma série que combina ação, aventuras e drama, ambientada na era brutal dos gladiadores romanos. Contra todos os prognósticos, seus instintos rebeldes, o amor intenso por sua esposa Sura (Erin Cummings) e suas poderosas habilidades para lutar o levam a sobreviver e triunfar em combates quase impossíveis.
Andy define Spartacus como um personagem com uma faceta perigosa, “um animal com coração”, que oculta um fogo interno.

Whitfield obteve o papel assim que Rob Tapert, o produtor executivo da série, o escolheu em uma busca mundial por um ator talentoso que ainda não tivesse sido descoberto por Hollywood.
Apesar de ser um desconhecido para o público dos Estados Unidos, Whitfield já havia participado com êxito em diversas séries australianas, entre as quais “McLeod’s Daughters”, “Packed to the Rafters”, “The Strip” e “Out of the Blue”.
O ator interpretou Gabriel, o arcanjo que luta para levar luz ao purgatório, em “Gabriel”, atuação que lhe valeu uma indicação como melhor ator revelação para o Filmink Awards. Este filme, dirigido por Shane Abbess, foi indicado pelo Instituto Australiano de Cinematografia para o Prêmio de Melhores Efeitos Especiais e foi o mais premiado do ano de 2007. Ele acaba de concluir a filmagem de “The Clinic”, um thriller de suspense dirigido por James Rabbitts
.
Nasceu no Reino Unido, cresceu em Gales e estudou na Universidade de Sheffield, na Inglaterra. Deixou a Austrália quando tinha dez anos, estudou teatro em Sidney e conseguiu um emprego como ator enquanto trabalhava como engenheiro em altura.

Em novembro de 2007, teve seu segundo filho com a esposa Vashti.







 
Sura
Erin Cummings

Esposa trácia de Spartacus, ela prediz que a saída dele de casa trará grandes e infelizes acontecimentos para eles. Sura é a personificação de tudo pelo qual Spartacus luta. Ela também é escravizada pelos romanos, arrancada dos braços de Spartacus e vendida a um proprietário sírio de escravos.

Diz que o amor que Spartacus sente por sua esposa é o que o mantém vivo: “Seja presente fisicamente para lhe dizer que faça essa ou aquela coisa, ou aparecendo como uma visão, ou nos seus sonhos, ela está por trás de cada uma de suas decisões e de cada batida de seu coração”.

Assim que se formou na Universidade de North Texas, começou sua carreira profissional quando foi descoberta por um caçador de talentos em Los Angeles, enquanto atuava em um pequeno teatro perto de Dallas.

Recentemente foi atriz convidada em “Cold Case”, a famosa série da CBS, e faz parte do elenco de “Dollhouse”, de Joss Whedon, transmitida pela Fox. Também trabalha no filme Bitch Slap, dirigido por Rick Jacobson (“Spartacus: Blood and Sand”), estreando em breve, e no Welcome Home Roscoe Jenkins da Universal Studios junto com Martin Lawrence.

Na televisão fez parte do elenco da segunda temporada da série “Dante's Cove” da rede Here! E também participou de “Star Trek: Enterprise”, “The Bold and the Beautiful”, “Threshold” e “Charmed”.
Para seu papel em “Bitch Slap”, treinou artes marciais e tiro. A atriz adora estudar idiomas e dedica seu tempo a obras de caridade, sendo voluntária em diversas instituições beneficentes.


 BatiatusJohn Hannah Cidadão de Cápua e dono de um ludus, ele passa por tempos financeiramente difíceis. Ele comprou Spartacus como um risco, para torná-lo um excelente gladiador, moldando-o como se fosse matéria prima. Encontra em Lucretia, sua esposa, uma verdadeia parceira emocionalmente e fisicamente. Eles compartilham um casamento apaixonado e um desejo de ascenção social. Há poucas coisas que Batiatus negaria a ela.

Hannah descreve seu personagem como um homem de negócios que finge estar em uma posição em um mundo onde existe a escravidão e em que não há prejuízos morais para a execução de pessoas como forma de entretenimento.

Nascido em Glasgow, na Escócia, ele era eletricista antes de ingressar na Academia Real Escocesa de Música e Teatro aos 20 anos. Teve uma carreira de sucesso tanto na televisão como no teatro e também no cinema, onde se consagrou no papel de Matthew, na famosa comédia romântica “Four Weddings and a Funeral”. Outras memoráveis atuações no cinema incluem o papel de James, parceiro de Gwyneth Paltrow em “Sliding Doors” e de Jonathan Carnahan, o ladrão bêbado de “The Mummy” e de suas duas sequências: “The Mummy Returns” e “The Mummy: Tomb of the Dragon Emperor”.

Seus trabalhos de destaque na televisão incluem “McCallum”, “Agatha Christie: Poirot”, “Cold Blood”, “Out of the Blue” e “Rebus” no qual também atuou como produtor executivo, bem como “Dr. Jekill and Mr. Hyde”, “Quite Ugly One Morning” e “Afterlife”. John Hannah e sua esposa, a atriz Joanna Roth, são os pais de um casal de gêmeos: Gabriel e Astrid.




 LucretiaLucy Lawless Astuta como Batiatus, ela tudo vê e exerce o seu poder como um aperto de aço vestido de luva de pelica. Lucretia é sexualmente voraz, tomando o gladiador Crixus como seu amante, mas anseia por uma criança que até então não pôde gerar. Ela acha Spartacus uma fera incontrolável que tem um alto custo e teme que ele traga desgraça ao ludus.

Nascida na Nova Zelândia, Lucy Lawless alcançou fama internacional por sua extraordinária interpretação de “Xena: Warrior Princess” na série de sucesso também produzida por Rob Tapert e Sam Raimi.

Continuou demonstrando sua versatilidade com uma ampla gama de trabalhos na televisão. Mais recentemente, participou de “Flight of the Conchords” e, anteriormente, de outras destacadas séries como “Curb Your Enthusiasm”, “The L Word”, “CSI: Miami” e “Arquivo X”.

Sua carreira cinematográfica inclui o papel de Aspen em “Bedtime Stories” de Adam Sandler, da Madre Superiora em “Bitch Slap”, produzida por Eric Gruendemann (“Xena”) e dirigida por Rick Jacobson (“Spartacus: Blood and Sand”) e breves aparições em “Spider Man” de Raimi e em “Boogeyman” de Tapert.

É membro da diretoria de uma fundação que arrecada fundos para o Starship Children's Hospital, de Auckland. Em 2004 foi nomeada membro da Ordem do Mérito na Nova Zelândia. É casada com o produtor Rob Tapert, vive em Auckland, Nova Zelândia, e tem três filhos.
 
Legado Claudius GlaberCraig Parker É o comandante de uma legião romana e uma tropa auxiliar da Trácia, cujas habilidades e astúcia são superadas apenas por sua ambição. Embora ame sua jovem esposa Ilythia, ele se casou com ela tanto pela vantagem política que o casamento lhe proporcionou, quanto por seu charme e sua beleza física. Glaber responsabiliza a rebelião de Spartacus por sua campanha militar fracassada e deseja vê-lo morrer na arena.
 


 IlithyiaViva Bianca A filha mimada e egoísta do senador Albinius é também esposa de Legatus Claudius Glaber. Jovem e impressionável, ela se encontra sozinha e entediada em Cápua. Percebendo uma possível promoção para si mesma e Batiatus, Lucretia assume Iliythia sob sua proteção, decidida a apresentá-la a todos os prazeres sensuais do ludus

Segundo ela, Ilithya “nasceu e foi criada com bom gosto apurado e ambiciona muito manter sua posição social e sua imagem pública”.

Desde que se formou com as melhores qualificações na Academia de Artes Cênicas da Austrália Ocidental, sua carreira transcorreu entre cinema, televisão e teatro.

Recentemente interpretou Ophelia no thriller psicológico “Bad Bush”, dirigido por Sam Genocchio, e fez o papel de Becky em “Accidents Happen”, comédia com Geena Davis sob a direção de Andrew Lancaster.

Atuou como estrela convidada em diversas séries australianas, entre as quais “All Saints”, “Blue Heelers”, “Marshall Law” e “The Strip”. No teatro, trabalhou em “Twelfth Night”, “Dancing at Lughnasa”, “Queen C” e “This is a Play”.
Atualmente mora em Sidney, embora tenha crescido em Melbourne. Seu pai é o compositor Cesary Skubiszewski, autor da música do filme “Death Defying Acts”, de Gillian Armstrong, com Catherine Zeta-Jones e Guy Pearce, entre outras.


 DoctorePeter Mensah Outrora um gladiador famoso, o único a sovreviver a uma luta com o lendário gladiador "Sombra da Morte", Doctore agora ensina os outros a lutar. É o escravo mais conceituado e confiável de Batiatus, e é quem detém o chicote que compele o regime brutal do ludus. Doctore é um homem duro e orgulhoso que não poupa emoções. É cauteloso diante das ações imprevisíveis de Spartacus, e seu maior interesse é um gladiador bem treinado e obediente.

Mensah nasceu em Gana, na África. Seus pais pertencem à tribo Ashanti. Mudou-se ainda jovem para Herfordshire, Inglaterra, com seus pais: um engenheiro e uma escritora.

Atuando em diversas companhias teatrais, desenvolveu seu amor pelo teatro e sua paixão por atuação. Quando se formou, viajou por toda a Europa e depois se mudou para o Canadá, onde começou a trabalhar como ator.

Destacou-se com formidáveis papeis em filmes como “300” sob a direção de Zach Snyder; “Tears of the Sun”, de Antoine Fuqua ao lado de Bruce Willis; “Hidalgo”, com Viggo Mortensen e Omar Sharif, entre outros. Entre seus últimos trabalhos, está seu papel como Akwey em “Avatar”, de James Cameron.

Na televisão trabalhou em “Terminator: The Sharah Connor Chronicles”, “Witchblade”, “The Pretender” e “Star Trek: Enterprise” entre outros.

Hoje em dia mora em Los Angeles, é um fervoroso jogador de basquete, além de praticar artes marciais. Dedicou-se a diversas causas humanitárias, principalmente as relacionadas com a preservação do meio ambiente e com o continente africano.


CrixusManu Bennett Crixus é o melhor gladiador do ludus de Batiatus, o Campeão de Cápua. Arrogante e poderoso, ele tem uma profunda antipatia por Spartacus, cujo surgimento ameaça perturbar seu reinado no ludus. Crixus se envolveu sexualmente com sua dona Lucretia, mas também relaciona-se em segredo com Naevia, escrava pessoal de Lucretia. Ele se esforça em equilibrar esses dois relacionamentos secretos enquanto defende o seu lugar no topo da hierarquia dos gladiadores.


 BarcaAntonio Te Maioha Grande, pesado e bruto, um gladiador estimado e também guarda-costas de Batiatus. Este é Barca, que fica atrás apenas de Crixus no Ludus. Embora possuidor de um temperamento e estatura imponentes, ele equilibra isso com a ternura que demonstra à sua coleção de pássaros e a Pietros, um menino escravo. É sem dúvida nenhuma leal a Batiatus, mas secretamente anseia para ganhar a liberdade.



VarroJai Courtney Varro é um romano que se vendeu ao ludus para pagar suas dívidas e sustentar sua eposa e filho. É um lutador sólido e que segue ordens, sendo logo aceito pelos demais gladiadores. Ele admira Spartacus por sua lendária vitória contra os quatro gladiadores na arena, mas onde Spartacus é impulsivo, Varro é cauteloso. Mesmo assim, ele é um dos poucos amigos verdadeiros de Spartacus no ludus.



Naevia
Lesley-Ann Brandt (1ª e 2ª Temporada)
Na 3ªTemporada será Interpretada por Cynthia Addai-Robinson




 
 AshurNick E. Tarabay Ex-gladiador, com uma perna queimada, Ashur é o apostador profissional e pau-pra-toda-obra do ludus. Se um gladiador quer comprar alguma coisa do mundo exterior, Ashur é o caminho para tal. Ele pode conseguir qualquer coisa para qualquer um, mas não fica se gabando. Ele é o menos confiável habitante do ludus e nunca fica longe dos ouvidos de Batiatus.